Itens compartilhados de Daniel

Tv Sombra

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Direito da criança, dever do adulto

Desafiado com o tema, o desafio dos direitos da criança e do adolescente, escrevi o seguinte texto:


Na aclamada constituição de 1988 está garantido o direito do jovem ao tripé saúde, educação e lazer, avanço significativo, porém incompleto. A falta de políticas públicas eficientes integradas e de caráter progressivo desrespeita as supremas leis brasileiras. O estado é o principal alvo de críticas da sociedade que por sua vez não compreende o seu poder de transformação social.
Marcada pelo histórico desenvolvimento capitalista de extrema exploração, a conduta ética social foi cuidadosamente moldada a valorizar a isolação dos indivíduos em nichos sociais, que não se incluem no contexto maior de sociedade.
A valorização do caráter individual descrê a população que tornar realidade o direito de crianças e adolescentes está condicionado as suas próprias escolhas. As eficientes políticas públicas só são possíveis com a admissão de administradores comprometidos com a população, e não com projetos privados que vislumbram a perpetuação no poder através de perigosas políticas clientelistas.
Inverter valores e conseqüentemente toda a engrenagem do estado brasileiro é um imenso desafio a ser encarado por toda a sociedade. Compreende-se inserido no contexto maior é um problema para os indivíduos de moral definida, por isso educar as principais vítimas, os jovens, garantirá um concreto futuro comprometido com causas esquecidas no passado.
Garantir os direitos da criança e do adolescente passa por um longo e tortuoso caminho, o qual tem com ponto de partida o entendimento por toda a sociedade de que a constituição não é apenas um código de direitos, mas também exige deveres fundamentais para a superação dos desafios nacionais.

Nenhum comentário: